Posted on 3 de julho de 2023

3 dicas para entreter as crianças no condomínio durante as férias

Chegamos na época do ano que os pequenos mais gostam. As férias chegaram e com elas aquela sua pergunta: o que você fazer para animar as férias do meu filho e tirá-lo da rotina? Veja aqui algumas dicas para fazer com as crianças no condomínio durante as férias. 



Chegamos na época do ano que os pequenos mais gostam. As férias chegaram e com elas aquela sua pergunta: o que você fazer para animar as férias do meu filho e tirá-lo da rotina? Veja aqui algumas dicas para fazer com as crianças no condomínio durante as férias. 

Muito condomínio não possuem quadra esportiva ou playground, assim as crianças tendem a brincar de pega-pega, esconde-esconde e outras brincadeiras que acabam produzindo mais barulho, as vezes, trazendo problema para o síndico, principalmente de moradores que não tem filhos.

Não é uma tarefa fácil porque nem sempre estamos de férias também, então o jeito é pensar em saídas criativas e se possível dentro do condomínio para facilita no corre-corre do dia a dia. 

Com isso resolvemos separar 03 (TRÊS) dicas para você entreter seu filho durante as férias dentro do condomínio

Vale salientar que nesse período é ter mais paciência e bom senso tanto dos pais, quanto dos moradores que estão incomodados com algum barulho a mais que possa acontecer.

1. BRINCADEIRAS ESQUECIDAS NOS DIAS DE HOJE

Uma boa ideia é fazer aquelas brincadeiras que foram deixadas de lado por conta, principalmente, do celular. Os clássicos, como: amarelinha, pular corda, pular elástico, esconde-esconde, queimada, bolinhas de gude, pique bandeira, entre tantas outras. É só recordar! 

Esse tipo de brincadeiras é ideal para os condomínios que possuem espaços, mas que não tem playground, piscina ou qualquer outro espaço próprio para o divertimento dos pequenos. 

Vale lembrar que todo cuidado é pouco para não acontecer acidentes em escadas, batentes e sacadas. 


2. JOGOS DE TABULEIRO

Também temos que pensar naqueles condomínios que não possuem espaço nenhum ou para aqueles dias chuvosos. A saída é apostar nos jogos de tabuleiro. São inúmeras opções e podem ser adquiridos em conjunto pelos moradores, assim todos brincam. 

Os adultos também podem entrar na brincadeira e auxiliar as crianças com alguns jogos que ajudam na criatividade e raciocínio rápido. Exemplos: Banco Imobiliário, Damas, Xadrez, Quebra-cabeças, Detetive, Imagem e ação, Master, etc.

3. AQUELA BAGUNÇA ORGANIZADA COM AS CRIANÇAS NO CONDOMÍNIO

Vamos chamar essa dica de bagunça organizada, mas na verdade são brincadeiras que mexem com a criatividade e pode até ser descoberto algum dom para ser exercitado futuramente. 

Atividades como pintura, culinária e criação de uma horta, são diferentes e podem despertar um dom que estava ali escondido. 

A pintura é uma atividade que desperta a criatividade da criança no mais alto nível. Além dos lápis de pintura as crianças podem ter acesso a tintas infantis para terem a liberdade criativa e desenvolver diversos estímulos. É importante o acompanhamento de algum adulto para que apenas os papeis sejam pintados e a criatividade não seja ultrapassada para as paredes do condomínio. 

Outra atividade que será sucesso e a culinária. Na maioria dos condomínios, há o salão de festas e ali uma pequena cozinha. Sempre é possível achar entre os moradores uma cozinheira voluntária. Aí, basta reunir as crianças no condomínio para uma aula de culinária, aproveitando para elas fazerem uma refeição ali mesmo. 

Já pensou em ter uma horta no condomínio? As crianças podem ajudar nessa tarefa de plantar. Uma ótima atividade para ser desempenhada nas férias, o ideal é pensar na construção da horta uns meses antes e executar nesse período. Com certeza será diversão garantida e aprendizado. 

Essa ideia pode, ainda, ser combinada com a anterior – já pensou as crianças prepararem os alimentos plantados e colhidos por elas? Será algo extraordinário.