1 – Fique atento à parte elétrica
Os problemas elétricos costumam ser pouco frequentes em condomínios, especialmente quando você opta por comprar um imóvel novo, mas se ocorrerem e não tiverem a devida atenção, podem gerar complicações.
Por isso, o recomendado é que sejam feitas duas inspeções da parte elétrica do condomínio por ano para que sejam checados o fio terra, o sistema de aterramento, entre outros pontos de mau contato ou fios em mau estado.
2 – Cheque a tubulação de gás
É muito comum vermos casos na imprensa sobre vazamentos em tubulações de gás em condomínios e este problema pode ser muito perigoso inclusive para a vida dos moradores. Por isso, é essencial realizar a manutenção preventiva desta estrutura anualmente.
3 – Não deixe de verificar os elevadores
A troca de um elevador pode gerar um alto custo para o condomínio, então não deixe de lado esta manutenção preventiva que deve ser realizada anualmente. Nesta inspeção a empresa responsável deverá emitir um RIA (Relatório de Inspeção Anual), que atestará a segurança dos equipamentos.
4 – Faça a manutenção das tubulações
Se você em algum momento de sua vida já passou por isso, sabe o tamanho da dor de cabeça que um entupimento das tubulações de água e esgoto podem causar e em um condomínio os problemas podem ficar ainda maiores.
Por isso, uma dica é incentivar dentro do condomínio práticas simples que ajudam a evitar o entupimento, como não jogar nos ralos óleo, papéis ou cabelo. Além disso, caberá ao condomínio checar a central de armazenagem ao menos duas vezes por ano.
5 – De olho nos para-raios!
O condomínio deverá anualmente passar por uma inspeção feita por uma empresa autorizada que emitirá um laudo sobre as condições dos para-raios.
6 – Caixas d’água limpas
A limpeza das caixas d’água também é um item obrigatório na manutenção do condomínio. Este procedimento deverá estar na lista de itens que precisam ser verificados anualmente por uma empresa especializada.
7 – Dedetização é muito importante
Por questões sanitárias e para preservar a saúde dos moradores do condomínio, entre os itens de manutenção preventiva está a dedetização que deve ser feita para evitar a proliferação de insetos e ratos. Recomenda-se que o trabalho seja executado duas vezes por ano com uma empresa especializada.
8 – Procure referências
Antes de contratar qualquer empresa para realizar serviços de manutenção preventiva em seu condomínio, procure referências. Você pode conseguir isso por meio de outros condomínios vizinhos que já usaram os serviços e até mesmo pela internet, procurando dados e avaliações sobre as empresas.
Extraido: sindiconet