Pense bem, quanto valor está agregado embaixo do telhado do seu prédio comercial. É fundamental cuidar deste patrimônio, dos bens e dos recursos humanos que ele abriga. Deixar de realizar a manutenção predial pode ser considerada uma negligência. Afinal, ela evita a deterioração da estrutura, previne acidentes e minimiza o gasto com consertos. Então, siga estas dicas.
1. Ar condicionado:
Além de manter a temperatura ambiente em um nível agradável para o conforto das pessoas que ocupam o prédio, o ar condicionado deve estar regulado corretamente para garantir o resfriamento e o bom funcionamento de equipamentos e maquinários. Equipamentos de climatização desregulados podem causar danos às máquinas e provocar o aumento da mão de obra, aumentando também os custos da produção.
2. Instalação elétrica:
Já imaginou o prejuízo que uma pane no sistema elétrico pode gerar em um prédio comercial? Além do estresse, falhas no sistema elétrico causam desperdício de dinheiro e de energia elétrica. Manter um planejamento de manutenção periódica e a aquisição de materiais de qualidade para a alimentação de energia do prédio garantem o bom funcionamento de todas as atividades e redução na fatura de energia elétrica.
3. Itens de segurança:
Não espere por um acidente para descobrir que seu sistema de segurança tem falhas. Faça inspeções periódicas para verificar a condição das escadas, extintores de incêndio, iluminação de emergência e outros equipamentos do prédio. Além disso, fique atento também à segurança patrimonial, mantendo o funcionamento de câmeras de vigilância, sistemas de travas de portas e portões eletrônicos.